Logo

Logo
Babel Universitário

segunda-feira, 13 de maio de 2019

V SIMPÓSIO ITINERANTE DE SAÚDE MENTAL


Luta Antimanicomial – O que é?

As primeiras manifestações no setor de saúde tiveram início com a abertura do regime militar, após a instauração do Centro Brasileiro de Estudos e Saúde (CEBES), e do Movimento de Renovação Médica (REME), ambos em 1976. Foi no interior desses movimentos, que representavam um espaço de discussão e promoção do pensamento crítico na área, que surgiu o Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental. Esse movimento foi de extrema relevância quanto às denúncias ao governo militar, bem como ao sistema nacional de assistência psiquiátrica, que incluía em suas práticas: tortura, fraude e corrupção. Dentre as reivindicações estavam um tratamento mais humanizado, melhores condições de assistência à população, e a abolição do uso do eletrochoque.
Durante o V Congresso Brasileiro de Psiquiatria, em 1978, foi iniciada uma discussão política acerca do campo da saúde mental, mas que não se limitou a ele, levantando, também, discussões sobre o regime político nacional. No ano seguinte, em São Paulo, ocorreu o primeiro Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental, no qual foi discutida a importância de trabalhar articulados a outros movimentos sociais.
No dia 18 de Maio de 1987, na cidade de Bauru, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, o Movimento da Luta Antimanicomial ganhou destaque sob o lema "Por uma sociedade sem manicômios", e inaugurou um novo momento da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira. Dentre os objetivos da reforma temos a não exclusão e estigmatização, social e cultural, das pessoas que vivem e convivem com os “transtornos mentais”.

Aqui em Ituiutaba, há 5 anos, a Luta Antomanicomial vem sendo abordada no Simpósio Itinerante de Saúde Mental, promovido pelos alunos do 5º período de Psicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais. Durante o Simpósio são promovidas várias palestras e debates acerca do tema, com a intenção de informar à toda a população, universitária ou não, sobre a importância dessa data, e conduzi-los à conscientização de que um atendimento mais humanizado é um direito de todos. Segue abaixo a programação do evento com abertura no dia 14 de Maio.



Referências:

LÜCHMANN, L. H. H.; RODRIGUES, J. O Movimento Antimanicomial no Brasil. Ciência e Saúde Coletiva, Florianópolis, 12 (2), p.399-407, jan. 2007.

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul. Disponível em: http://www.crprs.org.br/upload/noticia/arquivo334.pdf
___________________________________________________________________

Carla Severino


Estudante de Psicologia da UEMG
Estagiária da PROAE-Pontal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Já saiu da rotina hoje?

Ter um momento de lazer e entretenimento, fazer atividades físicas, ter uma boa alimentação e ter alguém para conversar e se relacionar...

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *