Logo

Logo
Babel Universitário

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Semana da Conscientização LGBT

Bom-dia!! Hoje iremos falar sobre essa semana maravilhosa que tivemos da conscientização LGBT.

Vamos lá!


Resultado de imagem para lgbts


LGBT - É a Sigla internacionalmente utilizada para se referir aos cidadãos e cidadãs Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. 
A Semana da Conscientização nus trouxe tópicos importantes a serem discutidos e nunca deixados de lado. 
Começaremos com um assunto que eu gosto muito: DIVERSIDADE SEXUAL E A CIDADANIA LGBT 🏳️‍🌈 

A sexualidade humana é formada por uma múltipla combinação de fatores sendo eles: biológicos, psicológicos e sociais e é basicamente composta por três elementos chaves que é o sexo biológico, orientação sexual e identidade de gênero. 
Chamamos de Diversidade Sexual as varias formas de vivência e expressão da sexualidade. 
O Sexo Biológico é o Conjunto de informações cromossômicas, órgãos genitais, capacidades reprodutivas e características fisiológicas secundárias que distinguem “machos” e “fêmeas"
A Orientação Sexual é a atração afetiva e/ou sexual que uma pessoa manifesta em relação à outra, atração e desejo. 
Existem três tipos majoritários de orientação sexual: 
Heterossexual: Pessoa que se sente atraída afetiva e/ou sexualmente por pessoas do sexo/gênero oposto. 
Homossexual (Gays e Lésbicas): Pessoa que se sente atraída afetiva e/ou sexualmente por pessoas do mesmo sexo/gênero. 
BissexualPessoa que se sente atraída afetiva e/ou sexualmente por pessoas de ambos os sexos/gêneros. 
Importante!Não se utiliza a expressão “opção sexual” por não se tratar de uma escolha. 
Não se utiliza a expressão “homossexualismo”, pois, neste caso, o  “ismo” denota doença. 
A homossexualidade não é considerada como patologia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1990, quando modificou a Classificação Internacional de Doenças (CID), declarando que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão”
A discriminação acontece quando, a partir de um preconceito, tomamos atitudes diferenciadas e negativas com uma pessoa. No caso de pessoas LGBT, estas são agredidas verbal e fisicamente , excluídas do convívio familiar, impedidas de manifestar afeto em público, e até assassinadas, simplesmente por se sentirem atraídas afetiva e/ ou sexualmente por pessoas do mesmo sexo/gênero que o seu ou por terem identidade de gênero que não condiz com seu sexo biológico. 

Os Lgbts assim como qualquer outra pessoa, tem Direito à Igualdade. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, reconhece em cada indivíduo o direito à liberdade e à dignidade. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 também adota o princípio da dignidade humana, e afirma como objetivo fundamental, entre outros, “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”. 
Lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais são ci- dadãs e cidadãos e têm direitos e deveres como todas as pessoas. Contudo, historicamente, esta população tem sido privada de muitos direitos em decorrência dos preconceitos existentes em nossa sociedade como por exemplo o direito à diferença que é o que permite que diferentes condições, características culturais e individuais, tais como orientação sexual ou identidade de gênero, sejam respeitadas igualmente perante a lei. 
LGBTs estão nas mais diferentes classes sociais, ocupam todo tipo de profissão e têm estilos de vida diversos. Mas há em comum o fato de que sofrem preconceito e discriminação e, por isso, encontram-se, muitas vezes, em situações de vulnerabilidade

Se você foi vítima de homofobia ou transfobia, ou pre- senciou ato discriminatório contra LGBT, denuncie! Denunciar é um grande passo para a construção de uma sociedade que respeita a diversidade! 
Como denunciar? 
Para acabar com a ignorância e intolerância contra qualquer grupo da sociedade, não podemos ficar calados/as. A homofobia e a transfobia são expressões de uma realidade que pode ser mudada através de conscientização e da promoção da cidadania. 

Siga os passos descritos a seguir: 
  1. Veri que se as pessoas que presenciaram o ato acei-
    tam ser testemunhas. 
  2. Anote nomes e telefones para futuros contatos. 
  3. Registre em áudio e/ou vídeo, imprima ou fotografe provas que considere relevantes para a comprovação do fato. 
  4. Registre um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia. No caso de crimes contra a honra (injúria, calúnia, difamação e ameaça), o boletim também pode ser feito pela internet: www.ssp.sp.gov.br/bo 
  5. Denuncie e seja feliz!

O mundo precisa de vcs, nós precisamos de vcs! Sejamos mais amorosos com o próximo, podemos lutar todas as lutas e Ainda assim respeitar-mos uns aos outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Já saiu da rotina hoje?

Ter um momento de lazer e entretenimento, fazer atividades físicas, ter uma boa alimentação e ter alguém para conversar e se relacionar...

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *