Logo

Logo
Babel Universitário

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Stress nos Estudantes


Olaaa meus queridooos!!
Hoje resolvi trazer algo bem interessante para vocês, uma experiência que uma estudante de Psicologia está tendo com o stress nos estudantes , então ela logo abaixo irá nos dar um depoimento sensacional de sua experiência!!!! Espero que tenhamos contribuído para o entendimento a vocês !!!


Olá pessoal,
Hoje vamos trazer um texto um pouco diferente, venho aqui para relatar sobre uma experiência acadêmica muito interessante que estou vivendo neste último período de um curso de Psicologia, o texto vai abordar como foi feito e o que venho concluindo ao executar toda a pesquisa de meu TCC, me chamo Taís e espero que tenham um ganho com está pequena leitura...
Bem tudo começou na escolha do tema, estresse em estudantes, mas bem, que aluno é estressado todo mundo sabe não é mesmo? Mas será que este estresse nos atrapalha? Será que nossas notas e desempenho são intimamente ligadas ao estresse? Me saio mal se me estresso? Ou saio bem? Ou será que não tem influência nenhuma?
Quando comecei a ler a respeito foi engrandecedor, entendi que o estresse é inevitável, ainda mais quando nos deparamos com tantas situações que nos demandam uma grande capacidade de adaptação, tanto de mente quanto de corpo. O grande problema é quando a exposição é excessiva, mas o estresse é uma função adaptativa do nosso organismo e extremamente importante para todos nós, mas é uma função que altera o nosso funcionamento pois o estresse quando excessivo leva a um decréscimo da atenção e da concentração, deteriora a memória, podendo levar a um aumento do índice de erros e dificultando a resposta aos estímulos.
Partindo dessa ideia resolvi então pensar em um público para a realização da pesquisa e o que me levou a escolher discentes foi o fato de que durante a fase da vida em que passamos dentro de uma universidade é uma grande desencadeadora de estresse, visto que é preciso lidar com cobrança dos professores, hábitos individuais e responsabilidades que ficam cada vez mais presentes no dia a dia desta pessoa, coisas estas que costumam afetar tanto raciocínio, memorização e interesse do jovem em relação ao processo da aprendizagem.
Pensando na facilidade optei por fazer uma relação sobre o desempenho acadêmico dos estudantes de minha universidade (UEMG-Universidade Estadual de Minas Gerais) e o nível de estresse que cada um apresentava. Utilizei de dois instrumentos, um que mediria o coeficiente de estresse destes estudantes e um segundo que serviu para colhermos dados pessoais e informações sobre notas e empenho de cada participante enquanto estudantes.
Gastei entre 3 a 4 semanas no colhimento de informações e algo que me chamou bastante atenção durante o processo, foi que a grande maioria das turmas se diziam ser estressadas e que eu estava fazendo a pesquisa no lugar certo. Hehe
Mas bem colhida as informações computei os dados pelo método do coeficiente de Pearson e o que foi que descobri? Exatamente o oposto do que esperava, o nível do estresse não se relaciona de forma direta com o resultado acadêmico dos estudantes desta universidade, e agora como conclusão deste trabalho que estou encontrando é que o estresse atua de forma diferente em pessoas diferentes. Existe aqueles que sucumbem e chegam a desistir e acaba sofrendo com ele, mas também é encontrado pessoas que se utilizam do estresse como um gatilho para serem melhores. Logo é interessante e importante observarmos que as pessoas podem sim reagir de forma bem diferente na mesma situação.
E as nossas reações são construídas e modificadas de acordo como fomos sendo construídos, é formada a partir de nossas experiências e aprendizados e que os sentimento e pensamentos com relação a determinada pessoa ou fato são diferentes para cada indivíduo e com relação ao estresse não é diferente, alguns estudam mais na situação estressante e se superam outros já se estabilizam perante a um nível exacerbado deste, mas assim como pessoas sem níveis exacerbados de estresse/tranquilas podem se esforçar ou podem se estagnar.
Obrigada e até a próxima
Taís Castro Peres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Já saiu da rotina hoje?

Ter um momento de lazer e entretenimento, fazer atividades físicas, ter uma boa alimentação e ter alguém para conversar e se relacionar...

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *