Logo

Logo
Babel Universitário

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Exercicio Fisico Compulsivo


Oláaaaa, passando para falar sobre um assunto de extrema importancia !! Vale a pena conferir :)

COMPULSÃO POR EXERCÍCIOS FÍSICOS


Atividade física é fundamental para a saúde e o bem estar. Melhora a autoestima. Deve ser praticada com regularidade e segurança, orientada por um especialista após a pessoa ter se submetido à avaliação médica. A corrida, particularmente, traz enorme bem estar, provoca a secreção de hormônios do prazer, como a endorfina, melhora nosso humor, reduz a ansiedade e é eficaz coadjuvante no tratamento das depressões leves. Promove queima calórica e é importantíssima componente de um programa de emagrecimento, ao lado de nutrição adequada e do equilíbrio psicológico. Além dos aspectos de saúde, beneficia a questão estética. Por todas essas razões, é fácil exagerar em sua prática! Muitas pessoas, inebriadas com a endorfina, extrapolam em seus treinos. Até aí, normal e vemos isso ocorrer diariamente.
Porem existe aquelas que estão sempre inquietas e ansiosas diante do exercício. Exageram na quantidade e na intensidade, deixam de lado outras áreas de suas vidas para praticá-las, sentem–se culpadas quando, por um motivo de força maior não podem treinar. Temem engordar se perderem um dia e, efetivamente, se vêm engordando. São adeptas do “fazer até doer, se não, não faz efeito”.

Não ignore este comportamento de risco
Exercitar-se nem de longe parece ser algo prejudicial. Claramente, na mente da maioria, o exercício é uma coisa boa e, no aspecto geral, o mundo precisa se exercitar mais. Na verdade, muitos médicos hoje argumentam que a falta de exercício está causando sérios problemas de saúde em jovens e adultos.
No entanto, parece haver muita confusão a respeito de quanto é o suficiente ou o considerado excessivo. A busca por um corpo perfeito faz com que as pessoas aumentem a frequência de atividades físicas, que, na maioria das vezes, ocasiona uma má alimentação e problemas musculares. Isso se torna uma rotina, e muitos não têm conhecimento que pode virar uma doença, conhecida como VIGOREXIA.
A doença é considerada um transtorno dismórfico corporal, pois afeta a forma como a pessoa vê seu próprio corpo. No caso da anorexia, o paciente se vê mais gordo. Na vigorexia, o indivíduo se acha fraco ou muito magro. 
O vigorexico costuma fazer exercícios em excesso. É incapaz de controlar a necessidade, fazendo-o mesmo quando não está se sentindo bem, ou pessoal deixando de cumprir compromissos sociais. Isso pode ocasionar sofrimento e prejuízos.
Para alcançar seus objetivos usam de todos os artifícios possíveis, como os anabolizantes e esteróides, substâncias compostas por hormônios masculinos, à testosterona e sintéticos, que ajudam a aumentar a força física e o desempenho esportivo.

Sinais de alerta para o vício em exercícios físicos


As psicólogas Heather Hausenblas(Ph.D) e Danielle Symons Downs(Ph.D) criaram a chamada Escala de Dependência de Exercícios Físicos para avaliar a tendência do indivíduo ao mal. De acordo com elas, os exercícios se tornam compulsivos, e não mais saudáveis, quando apresenta-se os seguintes sintomas:
  • Tolerância: precisa se exercitar cada vez mais para conseguir os mesmos efeitos.
  • Abstinência: agitação, fadiga e tensão se você não malhou.
  • Autodosagem: Exercitar-se por mais tempo do que o pretendido na maioria das vezes.
  • Descontrole: dificuldade em diminuir a duração e a intensidade dos exercícios.
  • Tempo: passar a maior parte do dia em atividades relacionadas à academia.
  • Diminuição do interesse por outros aspectos: a academia afeta outras áreas da vida (social, profissional, relacionamentos).
  • Continuidade (apesar de lesionado): treinar mesmo se está machucado ou doente.

As consequencias da compulsão por exercícios físicos

Existem inúmeras consequencias negativas:
  • Lesões musculares
  • Lesões articulares
  • Perda de massa muscular
  • Distensões musculares
  • Tensões musculares
  • Fadiga
  • Batimento cardíaco irregular
  • Alargamento e endurecimento do tecido do coração
  • Acúmulo de uma “placa” arterial que restringe o fluxo sanguíneo, levando ao infarto
  • Diminuição da absorção do oxigênio
  • Redução da densidade óssea
  • Falência dos rins

Tratamento

Pessoas que sofrem deste transtorno precisam buscar ajuda de psicólogos, da mesma forma como aqueles que sofrem de bulimia ou anorexia. O próximo passo é definir metas para afastar-se desse comportamento, aprendendo os avisos do seu corpo, que pede por socorro. Procure um psicólogo especializado em compulsões ou transtornos. Estes são os profissionais mais indicados para tratar do aspecto mental e emocional desta situação. 

UMA DICA INTERESSANTE!!!
Corra com prazer! Saboreie a sensualidade da corrida, a explosão da endorfina! Corra “com todos os sentidos”. Contemple a paisagem, sinta seu corpo, tateie o solo. A corrida deve baixar a ansiedade e não provocá-la! Correr deve provocar uma sensação de liberdade, de eficiência. Seja carinhosa com você! Que tal colocar sua cabeça, suas emoções e pensamentos a trabalharem a seu favor e não contra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Já saiu da rotina hoje?

Ter um momento de lazer e entretenimento, fazer atividades físicas, ter uma boa alimentação e ter alguém para conversar e se relacionar...

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *