Logo

Logo
Babel Universitário

quarta-feira, 5 de julho de 2017

O CONSUMISMO COMPULSIVO E A SÍNDROME DE DIÓGENES.


Bom dia...

Hoje o assunto é sobre algo que vem afetando boa parte da sociedade nos últimos anos, O CONSUMISMO COMPULSIVO E A SÍNDROME DE DIÓGENES.
Imagem relacionadaResultado de imagem para sindrome de diogenes

Mas vamos lá, existe uma diferença entre o consumo e o consumismo:

      Observe que os termos “consumo” e “consumismo” são distintos, de modo que o primeiro está associado ao ato de consumir, necessário a todos os seres humanos, enquanto o segundo está associado à patologia, na medida que remete ao consumo excessivo e alienado, ou seja, denota uma perturbação mental. 
      O consumismo compulsivo é um tipo de consumismo descontrolado e irracional, destituído de senso crítico e consciência social, política e ambiental. Nesse sentido, as pessoas têm compulsão pelo consumo e compram produtos ou serviços dos quais não necessitam (bens supérfluos), o que resulta no acúmulo excessivo de bens e produtos.De tal maneira, todas as pessoas inseridas no mundo atual são consumidoras, no entanto, os consumistas levam esse ato ao extremo, comprando deliberadamente diversas coisas das quais geralmente não necessitam. mas, por trás desse ato exagerado existem vários fatores associados como por exemplo; a forma de amenizar um determinado problema, seja ele relacionado a trabalho, coisas acumuladas e ate mesmo a ansiedade. Com isso, como forma de minimizar, o individuo tem a necessidade de se satisfazer comprando algo que pode vir a nem ser usado por ele mesmo.

     Existe também outras formas de consumismo, e uma delas é o acúmulo de produtos ou mesmo lixo, que tem sido avaliado por diversos psicólogos e especialistas, o que levou a uma nova denominação de transtorno moderno: a acumulação compulsiva.
O consumismo é doença??
     A Síndrome de Diógenes é o nome patológico atribuído as pessoas que tem tendência a acumulação compulsiva de coisas, objetos, lixos, etc. Geralmente são coisas desnecessárias (supérfluos) que elas acumulam durante tempos e criam algum tipo de relação sentimental. Esse indivíduos possuem grande dificuldade de se desapegarem das coisas. Torna-se, portanto, um grande círculo vicioso (entre o consumidor e os bens de consumo) em que os objetos suprem diversas necessidades (emocionais, sociais, econômicas, etc.) momentâneas dos seres que sofrem desses distúrbios.
      Visto ser um problema gerado pela sociedade moderna, já existem muitos especialistas no assunto, que avaliam o grau de distúrbio em cada indivíduo, o qual será acompanhado por um tipo de tratamento (terapia) psicológico ou psiquiátrico. Essas pessoas costumam apresentar dificuldades de interação social, caracterizadas pelo isolamento social e, consequentemente ao desenvolvimento de transtornos emocionais.
      Outra patologia associada ao consumo é chamada de “oneomania”, ou seja, um transtorno psicológico obsessivo-compulsivo desenvolvido, em grande parte, nas pessoas do sexo feminino. Indivíduos que sofrem desse mal, tornam-se compradores compulsivos bem como grandes endividados. Essas pessoas geralmente são ansiosas e sentem um grande alívio e satisfação após o ato de consumo, que entretanto, retorna em curto espaço de tempo, gerando um enorme círculo vicioso. Note que esse distúrbio é como um vício e pode gerar a Síndrome de Diógenes.
Esperamos que tenham gostado da matéria... 
beijos , e até a próxima !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Já saiu da rotina hoje?

Ter um momento de lazer e entretenimento, fazer atividades físicas, ter uma boa alimentação e ter alguém para conversar e se relacionar...

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *