Logo

Logo
Babel Universitário

segunda-feira, 12 de junho de 2017

A necessidade de pertencimento de Maslow

Bom Dia galerinha !!!

vamos começar nossa segunda falando sobre a Necessidade de pertencimento – Maslow

Resultado de imagem para necessidade de pertencer a um grupo


Do que se trata???  

         É a  necessidade de pertencer ou necessidade de pertencimento que foi definida pelo psicólogo americano Abraham Maslow. Ele acreditava que as pessoas são seres sociais que têm uma necessidade de pertencer a um grupo, amar os outros, e ser amado.

Para Maslow, não ser aceito como parte de um grupo ou por outros, a auto estima não se desenvolve como deve. A terceira necessidade básica do ser humano ainda é o amor e o pertencimento e quando nossas necessidades de amor e pertencimento não estão sendo atendidas verdadeiramente começamos a nos sentir isolados, sozinhos, solitários, depressivos e começamos a ficar mais introvertidos, isso ocorre porque um amor não correspondido traz diversas frustrações e a sensação de insuficiência à pessoa.
Ouse vivenciar experiências únicas, aqui e agora! 
Quando nos abrimos a conhecer novas pessoas e nos deixarmos conhecer por elas, também estamos criando um ambiente de interação, onde cria-se espaço para amizades e também para relacionamentos amorosos profícuos.  Neste sentido, Maslow estimou que apenas 50% das pessoas satisfazem suas necessidades de amor e pertencimento.


 As necessidades humanas podem ser dispostas na forma de uma pirâmide,(como mostra o desenho a baixo), quanto mais baixo o nível hierárquico, ou seja, quanto mais próximo da base uma necessidade está, maior é sua preponderância. À medida que as necessidades são satisfeitas, outras necessidades novas e superiores vão emergindo. Assim, podemos descrevê-las em porcentagens decrescentes de satisfação à proporção em que consideramos a preponderância, sendo as mais preponderantes as necessidades fisiológicas e as menos preponderantes as auto-realizadoras.
    Resultado de imagem para a necessidade de pertencimento de maslowComo pode se observar na imagem:
Necessidades fisiológicas (somáticas): sede, fome, sexo. São preponderantes, sendo ainda preemptivas, pois, quando faltam, tornam as outras necessidades secundárias.
Necessidades de segurança: segurança, estabilidade, dependência, proteção, ausência de medo, necessidade de estrutura etc. São melhores observadas em bebês ou quando ocorrem desastres naturais ou sociais.
Necessidades de pertencimento e amor: amigos, família, enfim, relações afetuosas. Estão ligadas às tendências humanas de agrupar-se, reunir-se, pertencer a etc. A frustração destas, segundo Maslow, compõe o núcleo dos desajustamentos e das patologias mais graves.
Necessidades de estima: auto-estima (desejos de força, conquistas, domínio, competência, confiança e independência) e estima dos outros (desejos de fama, status, dominação, atenção e dignidade). A frustração destas produz sentimentos de inferioridade, o que pode resultar em neuroses.
Necessidades de auto-realização: é o nível mais alto, que só pode ser atendido se todas as outras necessidades básicas já tiverem sido satisfeitas, apesar de essa satisfação ser efêmera. Trata-se do desejo de nos tornamos aquilo que somos em nossa essência idiossincrática. Seu desenvolvimento não se dá pela falta de algo externo, mas sim pelo que já está no organismo (valores intrínsecos) que o motiva, paradoxalmente, a atingir um estado de não-motivação e de ausência de esforço. Assim, fala-se em metanecessidades, ou Valores-do-ser.

Espero que tenham gostado ..
até a próxima :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Já saiu da rotina hoje?

Ter um momento de lazer e entretenimento, fazer atividades físicas, ter uma boa alimentação e ter alguém para conversar e se relacionar...

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *