Logo

Logo
Babel Universitário

terça-feira, 6 de junho de 2017

Você é Anti Social??

Bom dia galerinha...

 O tema de hoje é sobre o comportamento Anti Social  e Transtorno de Ansiedade Social, (muita gente conhece como Fobia Social).


O que é o ser anti social?? 


As pessoas geralmente confunde o comportamento anti social como alguém que não gosta de sair ou que não gosta de socializar com outras pessoas, mas na verdade o Anti Social é completamente diferente disso .

       O comportamento antissocial é caracterizado pelo desprezo ou transgressão das normas da sociedade, frequentemente associado a um comportamento ilegal. Ter comportamentos antissociais em algum momento não indica necessariamente um transtorno de personalidade antissocial (também conhecido como psicopatia ou sociopatia).
      Normalmente são pessoas muito centradas em si, com uma grande incapacidade de atender aos sentimentos dos outros ou de entender a sua perspectiva, relacionando-se esta postura com a ausência de sentimentos de culpa.  E isto, em conjunção com a necessidade de satisfação pessoal imediata que possuem, pode leva-los a reagirem de forma impulsiva e muitas vezes violenta às situações que não vão ao encontro do que desejam. E assim, sem atenderem às possíveis consequências negativas dos seus atos, podem mesmo pôr a sua vida em risco, bem como a dos outros.
A desconsideração, o desrespeito e a violação das regras sociais e dos direitos dos outros tende a ter as suas primeiras manifestações ainda na infância ou início da adolescência e a persistir na idade adulta. E esse desrespeito pelas regras e pelas leis sociais pode ir ao ponto de originar comportamentos agressivos e criminosos como roubos, destruição de bens ou outras actividades ilegais. Adicionalmente, se estão também presentes problemas de abuso de álcool ou drogas, verifica-se um acentuar destes comportamentos.

Mas é a "Fobia Social" o que é?? está ai a grande diferença, o fóbico Social sim, é uma pessoa que não curte muito sair e nem ficar no meio de muitas pessoas, nfobia social a pessoa se sente ansiosa em “situações sociais”, quando poderia se sentir observada pelos outros. A pessoa fica insegura, temendo pelo seu desempenho e preocupada com o que poderão pensar dela naquele estado. O grau de ansiedade pode ser muito intenso, podendo chegar a uma crise aguda de ansiedade.

Muitas pessoas acham que a fobia social é "frescura" que é coisa de gente mimada , mas não é bem assim, existem alguns fatores que podem desencadear a Fobia, como:

Histórico familiar
Uma pessoa é mais propensa a desenvolver fobia social se a família tiver algum histórico da doença.
Traumas e experiências negativas
Crianças que sofrem provocações, como bullying, rejeição, ridicularização ou humilhação tendem a ser mais propensas a distúrbios de ansiedade social. Além disso, acontecimentos negativos e/ou traumáticos na vida da criança, como conflitos familiares ou abuso sexual, podem ser associados ao transtorno também.
Temperamento
As crianças mais tímidas e contidas são mais propensas a esse transtorno também, principalmente se elas encontram dificuldade para enfrentar novas situações ou novas pessoas.
Novas demandas sociais ou de trabalho
Conhecer novas pessoas, fazer um discurso em público ou fazer uma importante apresentação de trabalho são alguns exemplos de situações capazes de desencadear sintomas de transtorno de ansiedade social. No entanto, estes sintomas geralmente têm suas raízes na adolescência.


📍CONTO:

Léo ( nome fictício) tem 28 anos e se queixa de ter vida instável. Está permanentemente a mudar de casa e de emprego, e não consegue manter qualquer tipo de relacionamento, seja ele familiar, de amizade ou profissional. É educado e sabe como actuar nos vários contextos sociais, mas fá-lo apenas tentando atingir os seus objectivos. Sempre que algo lhe é negado não se inibe de reagir contra alguém, chegando mesmo a ser violento, ainda que saiba que não o deveria fazer, uma vez que esses actos são condenados socialmente. No entanto, não se contém e nem sente grandes remorsos quando vê que magoou alguém, seja ele um estranho ou um amigo.

Se ao ler este conto vc se identificar com as características apresentadas, ou identificar algum familiar ou amigo, é importante que saiba que a Psicoterapia o poderá ajudar. Poderá ajudá-lo a conhecer e a compreender os seus padrões de comportamento, bem como a construir novas formas de actuar, no sentido da promoção do seu bem-estar e daqueles que o rodeiam.

É isso ai pessoal... essa é a diferença entre comportamento anti social e Transtorno de Ansiedade Social (Fobia Social). ate a proxima!!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Já saiu da rotina hoje?

Ter um momento de lazer e entretenimento, fazer atividades físicas, ter uma boa alimentação e ter alguém para conversar e se relacionar...

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *