Logo

Logo
Babel Universitário

sexta-feira, 30 de junho de 2017

ANSIEDADE O MAL DO SÉCULO !!

Que tal começarmos nosso dia em um assunto em que vivenciamos em nosso dia a dia, mas que na maioria das vezes não conseguimos lidar.

Será a ansiedade o mal do século?




Vivemos em uma sociedade urgente, rápida e ansiosa. Nunca as pessoas tiveram uma mente tão agitada e estressada. Paciencia e tolerancia a contrariedades estão se tornando artigos de luxo, quando o computador demora para iniciar, não poucos se irritam, quando as pessoas não se dedicam a atividades interessantes, elas facilmente se angustiam.

Freud, há mais de um século, descreveu um quadro intitulado por ele de Histeria de angústia, que nada mais é que o transtorno de pânico.
Mas então seria mais correto dizer, ansiedade o mal do milênio e não ansiedade o mal do século?
Bem, poderíamos dizer que sim.
Acontece, porém, que as mídias, entre elas as redes sociais têm divulgado muitas matérias sobre a ansiedade e seus transtornos.
O que alça este tema a uma posição de suma importância.


Já virou rotina estar ansioso por alguma coisa, e é mais do que comum ouvir por aí pessoas dizendo que estão ansiosas por algo especial que está para acontecer, seja uma viagem, uma festa, ou qualquer outra coisa do tipo. Isso não é errado, pelo contrário! Ansiedade é uma coisa saudavel desde que seja moderada, afinal para tudo na vida há um limite e é justamente esse o problema. Na maioria das vezes o sono não é um dos melhores, o resultado de uma prova não sai como esperado e uma coisinha ou outra acaba saindo do nosso controle, tudo isso por causa dela, a nossa querida ansiedade!


Hoje eu vim dizer para você se acalmar, esse não é o fim do mundo e não é a última crise que você vai ter! Eu sei o quanto é chato pessoas ao nosso redor que não entendem esse sentimento absurdo querendo julgar ou pedindo para nos acalmar, mas quem vos fala é a pessoa mais ansiosa do mundo, aquela que surta em um momento, mas respira no outro e pensa com positividade que tudo vai melhorar! Se você aí se identificou com todos esses sentimentos significa que voce tambem é uma pessoa ansiosa! E a cura para isso? Ainda não foi identificada, por isso deixo meu conselho! 






Se você sofre com a ansiedade, esta estratégia pode te ajudar
Note que cada letra da palavra ACALME-SE fala de um dos oito passos da estratégia. Experimente! Não tem contra-indicações e é gratuito!
                                                                                                                                                  
A.C.A.L.M.E.-S.E.


ACEITE a sua ansiedade. Mesmo que lhe pareça absurdo no momento, aceite as sensações em seu corpo assim como você aceitaria em sua casa um visitante inesperado ou desconhecido ou uma dor incômoda. Substitua seu medo, raiva e rejeição por aceitação. Não lute contra as sensações. 

CONTEMPLE as coisas em sua volta. Não fique olhando para dentro de você, observando tudo e cada coisa que você sente. Deixe acontecer com o seu corpo o que ele quiser que aconteça, sem julgamento: nem bom nem mau. Lembre-se: você não é sua ansiedade. Quanto mais você puder separar-se de sua experiência interna e ligar-se nos acontecimento externos, melhor você se sentirá. Esteja com ansiedade, mas não seja ela; seja apenas um observador.
AJA com sua ansiedade. Diminua o ritmo, a velocidade com que você faz as suas coisas, mas mantenha-se ativo! Não se desespere, interrompendo tudo para fugir. Se você fugir, a sua ansiedade vai diminuir mas o seu medo vai aumentar: se isso acontecer, na próxima vez a sua ansiedade vai ser pior. Se você ficar onde está – e continuar fazendo as suas coisas bem devagar – tanto a sua ansiedade quanto o seu medo vão diminuir. 
LIBERE o ar de seus pulmões! Respire bem devagar, calmamente, inspirando pouco ar pelo nariz e expirando longa e suavemente pela boca. Conte até três, devagarinho, na inspiração, outra vez até três, prendendo um pouco a respiração e até seis, na expiração. Não encha demais os pulmões. Ao exalar, não sopre: apenas deixe o ar sair lentamente por sua boca.
MANTENHA os passos anteriores. Repita cada um, passo a passo. Continue a: (1) aceitar sua ansiedade; (2) contemplar; (3) agir com ela e (4) respirar calma e suavemente até que ela diminua e atinja um nível confortável. E ela irá, se você continuar repetindo estes quatro passos: aceitar, contemplar, agir e respirar.
EXAMINE seus pensamentos. Você talvez esteja antecipando coisas catastróficas. Você sabe que elas não acontecem. Examine o que você está dizendo para você mesmo e reflita racionalmente para ver se o que você pensa é verdade ou não.
SORRIA, você conseguiu! Você conseguiu,sozinho e com seus próprios recursos, tranquiliza-se e superar este momento. Não é uma vitória pois não havia um inimigo, apenas um visitante de hábitos estranhos que você passou a compreender e aceitar melhor. Você agora saberá como lidar com visitantes estranhos.
ESPERE o futuro com aceitação. Em vez de se considerar livre dela, surpreenda-se pelo jeito como você a maneja, como você acabou de fazer agora. Esperando a ocorrência de ansiedade no futuro, você estará em uma boa posição para lidar com ela novamente.
Então deixo aqui meu alerta, Ansiedade tem controle!!!!
Tenham um ooooootimo dia, bjssssssssss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Já saiu da rotina hoje?

Ter um momento de lazer e entretenimento, fazer atividades físicas, ter uma boa alimentação e ter alguém para conversar e se relacionar...

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *