Logo

Logo
Babel Universitário

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Infecções Sexualmente transmissíveis


Infecções Sexualmente transmissíveis
Hoje vamos falar sobre infecções sexualmente transmissíveis, uso este nome, pois houve uma mudança em sua nomenclatura. O Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/AIDS e das Hepatites Virais passa a usar a nomenclatura “IST” (infecções sexualmente transmissíveis) no lugar de “DST” (doenças sexualmente transmissíveis).
“A denominação ‘D’, de ‘DST’, vem de doença, que implica em sintomas e sinais visíveis no organismo do indivíduo. Já ‘Infecções’ podem ter períodos assintomáticos (sífilis, herpes, genital, condiloma acuminado, por exemplo) ou se mantém assintomáticas durante toda a vida do indivíduo (casos da infecção pelo HPV e vírus do Herpes) e são somente detectadas por meio de exames laboratoriais”, explicou a diretora do Departamento, Adele Benzaken. “O termo IST é mais adequado e já é utilizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelos principais Organismos que lidam com a temática das Infecções Sexualmente Transmissíveis ao redor do mundo”, completou.
As infecções sexualmente transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros micróbios que se transmitem, principalmente por relações sexuais sem o uso de preservativo, com uma pessoa que esteja infectada, em geral se manifestam por corrimento, feridas, bolhas ou verrugas.
Tanto no homem como na mulher alguns sintomas de IST, pode não apresentar sintomas. Se fizerem sexo sem camisinha, procure um centro se saúde para consultas com profissional de saúde.  Usa preservativo em todas as relações sexuais (anal, oral, vaginal) é a melhor maneira de reduzir o risco de transmissão de IST, em especial o vírus da Aids, o HIV. Uma segunda forma de transmissão de infecção pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou por compartilhar seringas e agulhas especialmente no uso de drogas injetáveis. A Aids e a sífilis podem se disseminar de mãe infectada, sem tratamento, para o bebê durante a gestação, o parto. E Aids no período de amamentação.
Portanto quando essas doenças não diagnosticadas e tratadas a tempo podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte.  O tratamento das IST beneficia a qualidade de vida do individuo e interrompe a serie de transmissão da doença.

Fica a dica, vamos nos cuidar e prevenir sempre. Saúde em primeiro lugar. Dúvidas, enviadas por e-mail.
Bom Final de semana, galera!

XOXO ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Já saiu da rotina hoje?

Ter um momento de lazer e entretenimento, fazer atividades físicas, ter uma boa alimentação e ter alguém para conversar e se relacionar...

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *