Logo

Logo
Babel Universitário

quarta-feira, 31 de maio de 2017

A importância do exercício físico para a saúde física e mental

Boooom diiia!!

Que tal começarmos essa quarta-feira MARAVILHOOOOOSA falando sobre ...

O Exercício Físico e a Saúde Mental

Você sabia que a atividade física pode contribuir para sua saúde mental? Além de fortalecimento muscular, aumento da capacidade cardiopulmonar e melhora da estética, sair do sedentarismo também pode trazer outros benefícios melhora do sono, humor e memória.
O aumento da aptidão física reduz as chances da pessoa desenvolver doenças crônico-degenerativas como a osteoporose, hipertensão, doenças coronarianas e diabetes, além de diminuir também o risco de desenvolvimento de transtornos psiquiátricos como ansiedade e depressão.
Além de desencadear um bem-estar geral no indivíduo, o exercício físico também ajuda na prevenção e tratamento da:
Depressão: Estudos indicam que o exercício físico, sobretudo a aeróbica está relacionado com uma diminuição da DEPRESSÃO e que este efeito é maior em indivíduos com níveis iniciais de sintomas depressivos mais elevados.
Ansiedade: O exercício pode estar associado a uma redução dos níveis de ansiedade e um dos principais motivos para este efeito é o fato de o indivíduo centrar a sua atenção no exercício, afastando-se daquilo que o torna ansioso.
Stress: O exercício ajuda a controlar os níveis de stress, quando praticado com moderação e de forma adequada, caso contrário poderá ser considerado como um fator potenciador de stress quando se verifica uma elevada dependência ao exercício físico.
Sono: A intensidade e o volume de atividades físicas são extremamente importantes, pois quando a sobrecarga é aumentada até um nível ideal existe uma melhor resposta na qualidade do sono. Mas se existe uma sobrecarga de exercícios, haverá influência negativa direta sobre a qualidade do sono. O exercício físico e o sono de boa qualidade são fundamentais para a boa qualidade de vida e para a recuperação física e mental do ser humano.
Humor: A atividade física mostra-se eficaz também em pessoas que sofrem dos transtornos do humor, pois quando se tem um treinamento contínuo mais sem exageros, os exercícios físicos melhora a aptidão e diminui os sistemas depressivos, reduz o percentual de gordura e os níveis plasmáticos de serotonina, melhorando assim o estado de humor do indivíduo. A prática de exercício físico regular está associada à ausência ou a poucos sintomas depressivos ou de ansiedade.
Deste modo o exercício pode aumentar o bem-estar psicológico de um indivíduo melhorando a sua Auto-estima e Auto-confiança.
Quando nos sentimos bem fisicamente consequentemente estaremos bem a nível psicológico e vice-versa, esta condição pode também ter como explicação, o fato do exercício provocar uma libertação de endorfinas no nosso cérebro, substância responsável por provocar bem-estar no nosso organismo.
Aqui vai algumas dicas de exercícios físicos para você começar a praticar, tirar uma horinha do dia contribui para uma vida mais saudável!!
CAMINHADA

O custo dessa atividade física é muito baixo e ela pode ser realizada em praticamente qualquer lugar, como na rua, nos parques, na praia, no campo, em pistas atléticas, ginásios. Ela também promoverá melhorias na saúde, queimará gorduras e trará bem-estar. Para a saúde, é muito melhor caminhar pouco do que não caminhar nada.


CORRIDA


No começo da atividade, o organismo ainda não está adaptado ao esforço exigido. O coração começa a bater mais forte e as células necessitam de mais oxigênio e nutrientes para funcionar bem. Por isso, nos cansamos muito, e muito rapidamente. O ideal é respirar lenta e profundamente. Inspire em dois tempos pelo nariz e solte o ar no mesmo ritmo pela boca. Não se esqueça de beber água: correr consome água, energia e sais minerais. A corrida é excelente, porque mexe com todos os músculos do nosso corpo: é um exercício bastante completo.


BICICLETA


Andar de bicicleta contribui bastante para o bem-estar físico e mental. Esta atividade é excelente para enrijecer as nádegas e coxas – regiões que estão constantemente em nossa lista de preocupações, por serem propensas ao acúmulo de gordura e à flacidez. Além de queimar muitas calorias, contribui também para o bom funcionamento do sistema cardiovascular.


MUSCULAÇÃO


A função da musculação não é somente estética. Ela também é essencial para a saúde e o bem-estar. Quando praticamos o treino com pesos, adquirimos massa magra. Com mais músculos no corpo, nosso metabolismo fica acelerado e consome mais calorias, mesmo em repouso. Resultado: perdemos peso com mais facilidade. Além disso, o treino de resistência fortalece os ossos, o coração e melhora a postura.


YOGA


É conhecida por proporcionar vários benefícios para o corpo e para a mente. Eles podem ser praticados sem um grande esforço, sendo perfeitamente adequados para o fim de um dia de trabalho, por exemplo. A Yoga mantém a coluna saudável e flexível, as articulações lubrificadas e em perfeita mobilidade, os músculos tonificados e elásticos, a sua ação é muito mais ampla; pois ela trabalha o sistema energético do ser humano, sistema este que comanda nossa atividade física e mental. Ela ajuda a melhorar a respiração, trabalhando diversas posturas e exigindo um esforço concentrado em um músculo especial: o abdômen. Ajuda no alívio do stress por meio da meditação, mas o motivo da procura pelas aulas de Yoga vem sendo cada vez mais o fortalecimento dos músculos. No primeiro mês em que se pratica o exercício já é possível sentir uma melhora na qualidade de vida. Para seu desenvolvimento, devem ser utilizadas técnicas apropriadas para aumentar o poder de concentração, a memória e o raciocínio. O controle da respiração, aplicado tanto à captação e distribuição de energia vital pelo corpo, como à descontração física, emocional e mental, é um dos campos mais importantes da prática de Yoga.


SUBIR ESCADA


Subir e descer escadas é um dos exercícios mais completos que existe. Além de ser uma atividade aeróbica muito eficaz para trabalhar os músculos das pernas, queimar gorduras da parte inferior do corpo e gastar energia, também melhora a frequência cardíaca e a capacidade pulmonar. Auxilia na redução de peso e traz efeitos positivos na saúde a curto, médio e longo prazo. Ajuda a reduzir notavelmente os níveis de colesterol ruim no sangue e a probabilidade de adquirir enfermidades crônicas como problemas cardiovasculares, diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer, proporcionando energia e vitalidade.


ALONGAMENTO


É fundamental para prevenir lesões musculares, pois esquenta e prepara os músculos para a atividade física. Deve ser feito antes e depois dos exercícios. O alongamento aumenta a flexibilidade muscular, promovendo o estiramento das fibras musculares, aumentando o seu comprimento. O alongamento consegue esse resultado por aumentar a temperatura da musculatura e por produzir pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que reveste o músculo.

Até a próxima semana ! bjssssss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Já saiu da rotina hoje?

Ter um momento de lazer e entretenimento, fazer atividades físicas, ter uma boa alimentação e ter alguém para conversar e se relacionar...

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *