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terça-feira, 23 de maio de 2017

As Habilidades Sociais!!

Olá pessoal !!
Pra começarmos essa terça-feira maravilhosa, hoje vamos falar sobre as habilidades sociais!

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Bom, as habilidades sociais segundo Vicente Caballo , é o conjunto de capacidades comportamentais aprendidas e que fundamentam as interações sociais.  Necessitamos sempre de apoio tanto social quanto emocional no decorrer de nossas vidas e, procuramos interações para se formar vínculos interpessoais , é nessa capacidade de desenvolver relações que esta ligada as habilidades sociais.

Muitos problemas de relacionamento estão ligados á falta de habilidade social. até porque sabemos que nnão é tao simples para algumas pessoas a arte de se relacionar socialmente, comunicar-se melhor pode ajudar a controlar uma boa parte da ansiedade e do estresse no dia a dia.


"Qualquer um pode ficar zangado. Isto é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na intensidade correta, no momento adequado, pelos motivos justos e da maneira mais apropriada, isto não é fácil" 

                                                                        - Aristóteles -

Podemos nos referir a um comportamento habilidoso ou adequado, como a expressão de atitudes, sentimentos, desejos, opiniões e crenças que respeitam a si mesmo e aos outros. esse tipo de comportamento é assertivo e viabiliza a solução de problemas que podem estar envolvidos nas situações e diminui a probabilidade de problemas futuros (Caballo, 1996)

Segundo alguns estudiosos existem 6  tipos dessas habilidades, que são:

Habilidades assertivas - saber se manifestar com equilíbrio, lidar com criticas e aceitar erros.
Habilidades comunicativas - saber dar inicio em conversas, responder perguntas.
Habilidades empáticas - Saber se colocar no lugar do outro, reconhecer seus sentimentos e necessidades.
Habilidades de sentimento positivo - saber ser solidário.
Habilidades de civilidade - Saber agradecer, se despedir e se apresentar.
Habilidades de Trabalho - Saber falar em publico, tomar decisões, solucionar problemas.

Trouxemos alguns passos simples para que vocês mesmos treinem suas habilidades e as desenvolvam. é só clicar no link abaixo .

     1    Desenvolva habilidades de comunicação. Seu objetivo deve ser se comunicar claramente por meio escrito, oral e não-verbal. Comece buscando entender como os outros se sentem quando estão conversando com você ou quando estão perto de você.
Olhe nos olhos. Reconheça a presença das pessoas ao encará-las, especialmente se tiver acabado de chegar ou passado por elas em um corredor. Olhe para elas quando falam. Não deixe seu olhar se perder pelo ambiente.
Monitore sua linguagem corporal. Mostre interesse se sentando e inclinando-se para frente. Resista à vontade de bater os dedos ou os pés. Copie o comportamento da pessoa com quem você está conversando para criar um ambiente confortável.
Pratique uma fala melhor. Tanto a oratória pública quanto suas habilidades de conversa. Perceba o ritmo e o volume de sua voz. Caso se sinta desconfortável nas relações pessoais, pratique com um amigo próximo ou um familiar. Se costuma ficar nervoso ao falar em público, seja voluntário em apresentações para pequenos grupos e vá se desenvolvendo até conseguir audiências maiores.
Desenvolva suas habilidades de escrita. Revise seus e-mails, cartas e anotações. Tenha uma boa gramática. Varie a estrutura de suas orações. Seja conciso ao invés de elaborado.

      2      Pratique ser um bom ouvinte. Ouvir pede foco e auto-disciplina. Ouvimos por diferentes razões: entender instruções, entender os sentimentos dos outros ou julgar se um plano é bom ou não. Independentemente da razão de estar ouvindo, existem muitas coisas para se considerar.
Refaça suas falas e pergunte para aprender mais sobre algo que alguém está falando para você. Isso demonstra interesse e foco. Além disso, ajuda a entender a situação.
Faça anotações quando apropriado. Isso demonstra que o assunto é interessante. Pratique tomar notas em reuniões ou sessões de treinamento.
Não interrompa as outras pessoas. Respeite-as deixando que terminem o que estão falando.
Preste atenção na linguagem corporal dos outros. Observe a postura, tom de voz, contato visual (ou falta dele), gestos e expressões faciais.
     
        3     Desenvolva relacionamentos. As habilidades interpessoais são importantes no ambiente de trabalho, especialmente considerando que muitas empresas são desenvolvidas em equipes e departamentos. Procure nutrir amizades com colegas, supervisores, clientes e parceiros de negócios.
Faça amizade com seus colegas. Dê um oi quando chegam ao trabalho. Convide-os para o almoço ou café. Converse por alguns minutos durante a pausa para o café. Participe dos eventos do trabalho, como clubes esportivos, almoços com o pessoal da empresa e dias de treinamento. Evite fofocas, pois elas só destroem relacionamentos.
Aprenda a administrar os conflitos de uma forma saudável. Trate de problemas diretamente com as pessoas envolvidas. Aborde a discussão sem fazer julgamentos, mas sendo firme. Faça perguntas e tente entender os outros lados da história. Trabalhe junto com os outros para obter uma solução.
Desenvolva sua rede social com pessoas dentro e fora da empresa. Pergunte sobre a profissão dos outros. Ressalte conexões e formas que podem se ajudar mutuamente. Troque informações e certifique-se de não perder o contato.

           4    Pratique a liderança. Essa habilidade consiste em simplesmente influenciar outras pessoas. Sendo assim, a liderança pode ser usada por qualquer empregado em qualquer nível organizacional.
Observe seu próprio supervisor e note como ele lidera a equipe. Encontre boas qualidades nele e procure fazer o mesmo com seu trabalho.
Pratique a liderança em pequenos grupos de discussão ao fazer perguntas aos seus colegas e convidar os membros mais quietos a participar da conversa.
Dê o exemplo ao ter uma atitude positiva em situações difíceis. Permaneça calmo em momentos de crise. Trate de problemas pessoalmente com seu supervisor e não na frente de toda a equipe.

          5      Tenha iniciativa. Demonstre responsabilidade e entusiasmo por seu emprego buscando fazer mais que o essencial. Um bom começo é terminar o trabalho sem que seu supervisor precise pegar no pé.
Seja pró-ativo. Olhe em volta, veja o que precisa ser feito e faça. Se um colega tem um projeto grande e você tem um pouco de tempo livre, ofereça ajuda.
Procure por trabalhos mais desafiadores. Busque desenvolver suas habilidades técnicas. Aprenda mais sobre sua empresa. Pergunte a um colega de trabalho sobre seu departamento. Faça aulas, leia blogs ou assine uma revista sobre seu campo de trabalho.

Como o próprio nome já diz as habilidades sociais são habilidades. e como toda habilidade, quanto mais praticarmos mais nos aprimoramos.

Até a próxima!!
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